terça-feira, 19 de outubro de 2010

O que é hipertexto?

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links.
A cada dia os computadores estão sendo incorporados, em todos os setores da sociedade. Daí surge conceitos que provocam profundas modificações nos valores da sociedade. O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O trabalho com esta ferramenta pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial.

CARACTERÍSTICAS HIPERTEXTUAIS:

* Simultaneidade de produção e circulação. A estrutura é veloz e a amplitude supera de forma qualitativa e quantitativa o fenômeno da transmissão oral

* Ausência de limites. O hipertexto é ilimitado, porém isso não corresponde a uma infinidade de linguagens disponível na tela do computador, mas a uma construção de vários significado para cada sentido que as contornam.

* Interatividade. É possível ampliar os elementos disponíveis ao mesmo tempo na superfície do hipertexto, imagens, enciclopédias.

Trabalhar com hipertextos em sala de aula alunos e professores amplia suas experiências e conhecimentos em pesquisas de diversas áreas. A tecnologia somada à educação permite ampliar o raciocínio de uma nova maneira. O computador pode, assim, ser visto como um instrumento pedagógico dinamizador de trabalhos e pesquisas, dirigido à leitura e à construção de novos textos, se apropriado ao ensino e aprendizagem colaborativos, mas também adequado ao atendimento de diferenças individuais, quanto ao grau de dificuldades, ritmo de trabalho e interesse.

2 comentários:

  1. Afra, concordo com suas colocações, é bem verdade que o uso dessa ferramenta é riquissimo, porem às vezes somos negativos diante de tantos entraves que acontecem em nossa pratica de sala de aula. Digo; nossos professores regentes se deparam com diferentes pontos que os deixam ociosos diante de seu planejamento.

    ResponderExcluir
  2. Olá Afra!
    É verdade, o uso de Hipertexto em sala de aula é de suma importância para o professor em sua prática pedagógica, tornando suas aulas mais dinâmicas e criativas.
    Abraços.
    Vitória Réjia

    ResponderExcluir